Acribia - Um bocadinho de rigor não faz mal a ninguém.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

A lei do tabaco.

Não sou fumadora e tenho resistido a vontade que me domina de tripudiar finalmente sobre tantos fumadores que durante anos ignoraram completamente o meu direito ao ar puro. Durante anos fui desrespeitada sistematicamente, privaram-me do mais essencial dos elementos: o ar que respiro.
Não percebo bem que esquema mental intrincado que foi elaborado ao longo dos anos para justificar o facto de tanta gente andar a fazer mal aos outros e achar que tal coisa é um direito. Assim, um direito inquestionável e ponto final. Finalmente vou poder estar em alguns lugares públicos e vou poder respirar, sem ter de levar com a resposta "os incomodados que se mudem". Eu agora devia dizer isso a todos os incomodados com o ar puro: que se mudem. Mas não faço. Respeito o hábito, o vício, apenas peço que me deixem em paz. Para tanto têm de consumir a sua droguinha legalizada longe de mim, das crianças, da comida, etc. Fumem lá o asqueroso cigarrinho onde quiserem, menos em cima de mim.
Vejamos: seria aceitável se fosse um cigarro de haxixe? Não. É aceitável consumir álcool durante o horário de trabalho? Não. Existem salas especiais para pessoas que fumam haxixe? Não. Porque há de ser socialmente aceite que milhões de pessoas estejam a drogar-se em todo o lado e as pessoas que estão mal são os que não são viciados? Essa lógica perversa incomoda-me demais!!!!
Agora estão preocupados porque as pausas para fumar prejudicam o trabalho. Ora, quem bebe não pode se embebedar durante o expediente. Pode quando muito beber um copo de vinho ao almoço, ou uma cerveja, mais do que isso não é aceitável. Interromper o trabalho para beber? Jamais! Porque podem então por em causa a jornada de trabalho por conta do tabaco? Querem saber qual a razão? Eu explico: é que até agora nós, que não fumamos, estivemos a levar com o fumo dos outros para todos os viciados pudessem consumir livremente, como se fosse normal ser adicto ao que quer que seja. Jogar? É mau. Beber? Péssimo. Consumir drogas? Um horror! Mas fumar, fumar tudo bem.
Desculpem, mas já não era sem tempo de se tomar uma atitude, de parar de fazer de conta que não são todos viciados. É urgente parar com essa atitude de está tudo bem. Mas não me admira, tendo em vista que até querem criar salas de chuto (e até fornecem a droga!). Não consigo achar isto tudo normal. Desculpem, não posso estar assim tão errada.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, sobre o post do vegetarianismo, sugiro que assista a documentarios como earthlings e a carne é fraca para entender melhor os motivos dos vegetarianos! ; )